O mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento nominal de 12,9% no 2º trimestre de 2023, comparado ao mesmo período em 2022. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento passou de R$ 48,1 bilhões para R$ 54,3 bilhões. É o 8º trimestre de crescimento consecutivo do setor, que corresponde a cerca de 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.
O segmento com mais destaque nos últimos anos foi o de Food Service, que abrange todos os estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks. De acordo com a pesquisa mais recente da ABF, o setor tem 18.958 unidades, 8,5% a mais do que o registrado em 2022.
O crescimento no setor de Alimentação é beneficiado, principalmente, pelo forte reaquecimento das atividades sociais, retorno com mais frequência do trabalho presencial, abertura de unidades, novos produtos, reformulação e melhorias no cardápio e investimentos em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
Um exemplo de empresa que expandiu os negócios é a American Burger, de Contagem, em Minas Gerais. Criada em 2015 pela engenheira de produção Camila Guerra, a corporação entrou para o ramo de franquias em julho de 2022.
“Decidimos entrar no mundo das franquias a partir da demanda de alguns amigos e clientes apaixonados pela marca. Nosso modelo de negócios já tinha um padrão, então nos associamos à ABF para levar a American para outros estados do Brasil”, disse Camila.
Atualmente, a empresa de fastfood conta com 17 unidades em dois estados (Minas Gerais e Santa Catarina). Das lanchonetes abertas, 10 são franquias. Para o fim do ano, Camila espera vender, ao menos, mais cinco franquias, buscando expandir os negócios para outras regiões do Brasil.
“Temos o objetivo de ampliar a nossa área de cobertura. Para o final deste ano, estão previstas as aberturas de lojas em mais duas cidades: Brasília e São Paulo. Em breve, outras regiões também devem receber unidades do American Burger”, afirmou a empresária.
Sobre a American Burger
Quando as gigantes americanas McDonald’s e Burger King ainda nem faziam delivery no Brasil, em 2015, a mineira Camila Guerra abriu uma hamburgueria dentro de casa, com o objetivo de entrar para o top 10 do ranking nacional de fastfood.
Com um fogão, uma panela e R$ 800,00 no bolso, ela criou sua própria receita de molho e começou a fazer entregas de lanches em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. A ideia surgiu quando ela, com vontade de pedir um hambúrguer, não pôde ser atendida porque morava fora do raio de atuação de um delivery da capital.
A empresária, então, se cadastrou em uma plataforma de entregas por aplicativo e passou a vender seus produtos por lá. Em 2018, três anos depois, Camila abriu sua primeira loja física, no bairro de Nova Lima, em Belo Horizonte. O faturamento da empresa, em 2022, foi de, aproximadamente, R$ 49 milhões.
Lançamento – abrindo novos mercados
Pensando na expansão do seu negócio, Camila recentemente ampliou sua área de atuação. Ela decidiu levar os deliciosos hamburgueres para os supermercados, buscando facilitar o acesso das pessoas aos produtos da marca. Essa ideia veio junto com o lançamento de um novo produto: o Mini Burger, que conta com seis unidades em uma única embalagem, no valor de R$ 45,90.
A forma de se fazer o novo produto é muito fácil. Basta retirar os seis Mini Burgers da embalagem e colocá-los no micro-ondas. Depois de 3 minutos, eles ficam prontos. O item pode ser encontrado em unidades do Supermercado Verdemar, além de unidades do Verde Amarelo, Estrela do Riacho, Pão da Família e Realce.