Em setembro, houve um aumento de 0,5% na escassez de produtos de certas categorias nas prateleiras dos supermercados em comparação com agosto, resultando em uma taxa de 13,9% de mercadorias indisponíveis durante o período. Esses dados foram obtidos a partir do “Índice de Ruptura” da Neogrid, um ecossistema de inteligência de dados.
Os setores que mais sofreram com a falta de produtos foram ovos (com 16,4% de indisponibilidade), leite (com 14,1%) e achocolatados (com 13,7%). O estudo também revela que a cerveja teve uma redução na variedade, sugerindo um aumento no consumo em setembro, atingindo o seu pico anual, com 12%.
De acordo com a análise da Horus, uma marca do ecossistema Neogrid, todos esses itens registraram preços mais baixos do que em agosto. Notavelmente, os ovos tiveram a maior queda de preço, com uma redução de 11,8%, fazendo com que o seu custo médio diminuísse de R$ 1,01 para R$ 0,89.
Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid, explica: “Com os preços de setembro inferiores aos de agosto, os consumidores brasileiros se sentiram mais incentivados a adquirir esses produtos. O aumento da demanda acabou afetando o estoque das lojas, resultando em uma maior falta dessas categorias durante o período”.
Segundo a Horus, o leite UHT teve um preço médio 2,9% mais baixo em relação ao mês anterior, custando R$ 5,91 por litro. O achocolatado em pó, por sua vez, teve uma redução de 2,8% no seu valor em setembro, podendo ser adquirido, em média, por R$ 30,01 por quilo. Por fim, a cerveja ficou 2,1% mais barata no período analisado, com um preço médio de R$ 15,10 por litro.
Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus, comenta: “Após atingir o menor preço médio por litro registrado durante o ano em julho, o valor da cerveja voltou a diminuir em setembro em comparação com o mês anterior, embora ainda permaneça acima da média anual”.
Fonte: Super Varejo