Três companhias que têm a Cyrela como sócia, direta ou indiretamente, estão se preparando para uma oferta pública inicial de ações (IPO). Lavvi e Plano&Plano já estão contatando bancos de investimento para coordenar suas operações, apurou o Valor. A construtora Cury já registrou seu pedido de oferta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Lavvi é uma incorporadora do grupo Cyrela que atua no segmento de alto padrão. A Plano&Plano é uma incorporadora e construtora paulista criada na década de 1990. Nesta, a participação da Cyrela é indireta — as companhias têm uma joint venture para atuação no segmento Minha Casa Minha Vida.
No IPO da Cury, a Cyrela será um dos acionistas vendedores. Essa oferta tem como coordenadores BTG Pactual, Itaú BBA, Bank of America e Caixa. Procurada, a Cyrela não comentou.
Conforme fontes do mercado, esse movimento ajuda a destravar valor para a Cyrela, colocando preço em ativos e participações que já estão sob seu guarda-chuva e que não são considerados individualmente quando um investidor ou analista avalia seu balanço. Além disso, é uma forma de capitalizar a Cyrela sem que a companhia tenha, por exemplo, que fazer um follow-on, o que traria diluição aos acionistas.
Fonte: Valor