O mercado de ofertas sofreu um impacto significativo no primeiro semestre de 2022 quando comparado ao mesmo período do ano passado; uma combinação do conflito na Ucrânia, taxas de inflação crescentes e investidores geralmente reticentes fizeram com que os valores de fusões e aquisições caíssem 21%.
Como resultado, as startups que procuram uma saída ou investimento estão encontrando muito menos oportunidades na mesa e, especialmente após um período de altas avaliações e atividades recordes, levará um tempo para as empresas ajustarem suas expectativas de valor – principalmente scaleups.
Além disso, os dados da Harvard Business Review ilustram que impressionantes 70-90% das fusões e aquisições fracassam, mesmo durante as melhores condições econômicas.
Caminho para diminuir o fracasso de M&As
Uma “cultura de volume” que começou após 2009 entre as grandes empresas que levou a que tantas fusões e aquisições fracassassem. Devido à natureza insegura desses negócios, as empresas assumiriam o maior número possível de clientes e negócios em potencial, de modo que, se um deles fracassasse, ainda haveria receita de outra transação. Ao contratar uma empresa de consultoria menor, os fundadores estão ponderando as probabilidades a seu favor, já que todos os recursos do consultor provavelmente serão alocados nessa M&A. Escolher o parceiro certo para orientá-lo no processo é uma parte importante da obtenção de um acordo, mas também é vital estar informado como fundador.
A due diligence é uma oportunidade – não algo a temer
A maioria dos negócios fracassa na fase de due diligence. Mais comumente, isso ocorre porque as startups não recrutaram conselhos de especialistas com antecedência suficiente para ajudá-los a identificar e resolver quaisquer problemas. Por outro lado, em vez de ser uma parte do processo a ter medo, os consultores experientes podem até agregar valor a um negócio durante o processo de due diligence, em vez de tê-lo cortado ou descartado completamente. A mensagem simples aqui é se preparar com antecedência e trazer as pessoas certas para ajudá-lo a conduzir a “pre-due diligence”. Pense nisso como um ensaio geral antes da performance real.
O ajuste é importante, conte com a ajuda de um matchmaker corporativo:
Outra razão importante para que os negócios se desfaçam é devido à falta de alinhamento em termos de cultura entre o negócio e o potencial comprador. Portanto, é de vital importância obter uma boa compreensão de como a outra parte opera antes de se aprofundar nas negociações, caso contrário, podem ocorrer problemas no futuro. Compartilhar os mesmos valores e visão realmente ajuda a promover um processo de negociação tranquilo – às vezes, tudo o que pode levar é um mau pressentimento para que um acordo dê errado. É aqui que é, novamente, inestimável ter alguém que já passou por esses processos antes e pode encontrar o comprador ideal para sua empresa.