spot_img

Varejo tech: três tendências tecnológicas para os supermercados

Maior feira supermercadista do mundo é a vitrine das tendências para o setor – inclusive na tecnologia

Realizada em São Paulo, a APAS Show é a maior feira do setor supermercadista do mundo e a cada edição apresenta as principais tendências para o segmento – inclusive as tecnológicas. O executivo comercial da Mouts TI, Alessandro Zambiasi, esteve na edição 2023 da APAS Show e destaca algumas dessas tendências que fazem parte de um “supermercado do futuro” que não está tão longe assim…

1 – Automação

Nas chamadas “frentes de loja”, a tendência é a automatização e o controle central dos sistemas. Um exemplo é a substituição das tradicionais etiquetas de papel das prateleiras por etiquetas “digitais”, com o uso de tablets ou telas LCD. “Com isso, a empresa pode, por exemplo, fazer alterações de valores direto de uma central que dispara para todas as unidades, ao invés de fazer cada troca em cada loja. Isso otimiza, por exemplo, quando uma rede quer fazer uma promoção de curta duração ou quando precisa alterar os valores de muitos itens”, explica Zambiasi. 

2 – Análise de dados

Outro ponto que chama a atenção é a preocupação com a análise de dados – a grande fonte de informação dos dias atuais. “As empresas têm muitas informações ‘dentro de casa’, porém não conseguem extrair insights disso, não sabem como trabalhar essas informações. Então, vemos cada vez mais os investimentos na gestão de dados – e isso também demonstra a importância de termos profissionais especializados nas funções que fazem parte dessa área”. 

3 – Experiência do usuário

Uma das tendências mais fortes é o investimento cada vez mais significativo na experiência do usuário, do ponto de venda físico ao relacionamento on-line. “Há muitas propostas com o uso de inteligência artificial, mas o principal é a criação de uma rede de ofertas a partir dos relacionamentos das pessoas. Por exemplo, você vai no mercado e tem lá os seus gostos mapeados, além dos gostos de pessoas da sua ‘rede’; dessa forma, ele poderá te sugerir determinados produtos ou ofertas a partir das escolhas de usuários com o mesmo perfil”, exemplifica. 

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais